Sobre a pesquisa

Implantação do Balanced Scorecard no Brasil

Fatores de Êxito na Implantação do Balanced Scorecard no Brasil:
Caso da Zona Franca de Manaus

Tese de Doutoramento em Administração de Empresas do pesquisador professor Antonio Claudio Kieling, junto a UDE – Universidad de la Empresa de Montevideo, Uruguai.

A importância da metodologia do planejamento estratégico e seus desdobramentos com a ferramenta do Balanced Scorecard – BSC:

Philip Kotler (2009) no livro “Marketing para o século XXI”, chama a atenção para a relação 20/80/30. Já ouviu falar dela? Com certeza que já ouviu falar na relação 20/80: – 80% dos lucros de uma empresa são gerados pelos 20 clientes mais rentáveis. E os 30? O que querem dizer? Os 30 clientes menos rentáveis provocam um corte de metade dos lucros de uma empresa.

Pense bem no significado, no impacto, desta relação… E como será na sua empresa?

Uma empresa esforça-se a trabalhar para os 20 clientes mais rentáveis para, depois, desperdiçar metade do que lucrou a servir os 30 clientes menos rentáveis. Além de Kotler, vários outros autores chamam a atenção para este fenômeno. Os clientes não são todos iguais: há clientes com os quais se perde dinheiro, mesmo quando pagam o tempo e as horas empregadas. Jonathan Byrnes (2010) em seu livro “Islands of profit in a sea of red ink” escreve: “numa empresa típica, 30 a 40% das vendas não são rentáveis, geram prejuízo, enquanto que outra parcela das vendas, por vezes mais de 20 a 30% – é responsável pela maior parte da rentabilidade da empresa.”

A mesma história! E como será na sua empresa?

Quero dizer que as empresas, ao tentarem servir todo o tipo de clientes, desperdiçam muitos recursos. O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que pode ajudar uma empresa a concentrar os seus recursos, que são sempre escassos, por exemplo, nos clientes mais rentáveis e evitar, assim, os desperdícios acima referidos.

DestAques

80% do lucro é gerado por 20% dos clientes mais rentáveis.

30% dos clientes menos rentáveis provocam um corte da metade dos lucros de uma empresa.

Mas, pensando agora: Qual o impacto desta relação na sua empresa?

Destacando Jonathan Byrnes (2010) em “Islands of profit in a sea of red ink”: “numa empresa típica, 30 a 40% das vendas não são rentáveis, geram prejuízo”.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que pode ajudar uma empresa a concentrar os seus recursos nos clientes mais rentáveis.

Como funciona o Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard é uma ferramenta que permite a empresa expandir o entendimento de sua visão e missão em base a valores estratégicos que são transmitidos de cima para baixo em todos os níveis da organização, permite sintonizar os recursos, as atenções e as motivações para alinhar as atividades, as infraestruturas, as competências das pessoas e a cultura de uma empresa num único propósito: servir os clientes-alvo, ou seja, servir e satisfazer os clientes mais rentáveis, aqueles onde se pode fazer a diferença de uma forma competitiva e sustentada.

Se os clientes não são todos iguais e é preciso escolher quais os que uma empresa pretende servir, e se essa escolha deve afetar a forma como uma empresa trabalha e investe, então, o Balanced Scorecard é uma ferramenta preciosa para auxiliar sua empresa a executar a sua estratégia competitiva. Vários estudos realizados nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha revelam que 9 em cada 10 empresas são incapazes de executar a sua estratégia, em base ao que afirmam Robert Kaplan e David Norton (2010) em seu livro “The strategy focused organization”. Para este fracasso contribuem estes fatores:

  • 85% das equipes de gestão gastam menos de 1 hora por mês discutindo a estratégia;
  • Muitas empresas não têm uma forma consistente de descrever a sua estratégia;
  • 92% das empresas não reportam indicadores relevantes sobre o seu desempenho;
  • 95% dos empregados não sabem ou não percebem qual é a estratégia da sua empresa.

Esta pesquisa pretende buscar os “Fatores de Êxito na Implantação do Balanced Scorecard no Brasil: Caso da Zona Franca de Manaus”, através de uma pesquisa por meio de um questionário com 30 perguntas fechadas e abertas, aplicado nas empresas da abrangência do PIM – Polo Industrial de Manaus, que são atualmente mais de 500 estabelecimentos Industriais. Os dados resultantes desta pesquisa serão posteriormente consolidados e divulgados oportunamente como os fatores de êxito que são característicos das empresas do PIM.

As quatro perspectivas do BSC:
(1) FINANÇAS,
(2) PROCESSOS INTERNOS DE NEGÓCIOS,
(3) APRENDIZADO E CRESCIMENTO,
(4) CLIENTE.
(Adaptado de Kaplan e Norton, Balanced Scorecard Collaborative, 1999)

As quatro perspectivas do BSC
As quatro perspectivas do Balanced ScoreCard